Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
SONEGO, Anna Helena Silveira et al. Ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede: complexidade da performance docente. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.310-335. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3853.
O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede.Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo surveycustomizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente necessitade fluênciatecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade deinvestimentos nacapacitação continuada de professorespara consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede econvergência entre modalidade
Palavras-chave : Tecnologias Educacionais em Rede; Interação; Interatividade; Fluência Tecnológico-Pedagógica.