Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
POCAHY, Fernando Altair. Botando corpo, (des)fazendo gênero. Uma ferramenta para a pesquisa-intervenção na educação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.289-308. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6923.
Esse artigo apresenta o percurso de experimentação de uma metodologia de pesquisa- intervenção no campo da educação escolar, com ênfase para o estudo das relações de gênero, sexualidade e gerações em interseccionalidades com outros marcadores sociais de identidade e diferença. Buscou-se com o presente estudo compreender como determinadas posições de sujeito se produzem e quais mecanismos de inteligibilidade e negociações de significados encontram-se presentes em determinados contextos da educação escolar, no mesmo instante em que nos alojamos na perspectiva tática da reversibilidade das formas de objetivação das subjetividades e das desigualdades sociais decorrentes destes discursos através da formulação de ferramentas para a pesquisa-intervenção. Os resultados dessa experimentação metodológica apontam que pesquisa-intervir pode funcionar no sentido de alerta a que estamos ativamente envolvidos na disputa dos processos de significação do corpo, gênero e sexualidade cotidianos.
Palavras-chave : Corpo; Gênero; Sexualidade; Interseccionalidade; Educação.