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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
MANSKE, Geoge Saliba e QUADROS, Daniela Cistina Rático de. MEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS INFANTIS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.57-73. Epub 13-Set-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11709.
A infância enquanto condição humana está articulada com as diferentes concepções nas quais foi produzida. Nesse ínterim, multiplicidades de saberes técnico-científicos constroem verdades organizando os modos de compreensão sobre ela. Considerando a atualidade dessas relações, realizamos uma pesquisa junto a profissionais da educação de escolas públicas de um município do sul do Brasil. Investigamos os processos de medicalização na constituição de sujeitos escolares. A consolidação do discurso biomédico no âmbito das escolas tem sido cada vez mais frequente, e sua difusão e reiteração reforçam argumentos de ordem biológica em situações que são, em boa medida, de ordem social e cultural.
Palavras-chave : Medicalização; Infância; Educação.