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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
SILVA, Thaise e BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SUL-MATO-GROSSENSES NAS PÁGINAS DAS CARTILHAS. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.101-117. Epub 16-Set-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710.
Neste estudo, analisa-se a influência dos livros didáticos (cartilhas e primeiros livros de leitura), na constituição da identidade do povo sul-mato-grossense, em especial dos moradores da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, entre as décadas de 1950 e 1970. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos da 6ª Delegacia de Ensino Primário de Dourados e materiais destinados ao ensino das primeiras letras. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender como a circulação de cartilhas e livros de leitura localizados apenas nesta região do estado influenciou na constituição da identidade do seu povo. Os resultados alcançados indicam que a circulação destes artefatos nessa região da Colônia se diferenciou das demais devido à influência do Governo Federal, além disso, os textos presentes nos materiais acabaram com contribuir para a constituição de uma identidade nacional aos moradores desta região.
Palavras-chave : História da alfabetização; Livros didáticos de alfabetização; Identidade.