Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
THESING, Mariana Luzia Corrêa e COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.202-218. Epub 12-Nov-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11233.
Num cenário marcado por possibilidades e enfrentamentos, este texto objetiva discutir elementos relacionados ao campo formativo e profissional de professores de Educação Especial de três municípios do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de Educação Especial a respeito das possibilidades e das dificuldades relacionadas aos processos inclusivos em diferentes contextos escolares. Com a utilização de um questionário, este texto apresenta as crenças e as compreensões dos professores de Educação Especial a respeito do trabalho pedagógico que desenvolvem nas escolas com os diferentes sujeitos nesses contextos. Os resultados indicam que os professores de Educação Especial, diante de múltiplas demandas e de diferenciadas dificuldades, acreditam nos processos de inclusão na escola regular e percebem progressos significativos para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino regular.
Palavras-chave : Professores de Educação Especial; Inclusão; Trabalho pedagógico.