Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
CAMPOS, Vanessa T. Bueno; GASPAR, Maria de Lourdes Ribeiro e MORAIS, Sarah Juvencino de Oliveira. Imagens e Identidades da Docência: ser, tornar-se e fazer-se professor, professora. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.93-117. Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-4.
A identidade profissional docente não é inerente ou fixa; é complexa e construída a partir da significação social que atribuímos ao tornar-se e o fazer-se professor, professora. Essa premissa nos orientou, nesse artigo, tecermos reflexões sobre os conceitos em torno da constituição da identidade profissional docente decorrentes da produção de desenhos elaborados por estudantes da educação básica e superior. O questionamento que nos orientou foi: quais imagens são comumente relacionadas a docência e como é constituída a identidade profissional dos/as professores/as na percepção de estudantes? Optamos pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo como parâmetro no plano teórico e empírico, a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos discursos expresso nos desenhos. A análise das produções dos discentes revelaram que a identidade profissional docente é compreendida por eles/elas na relação que estabelecem em sala de aula, marcada pela afetividade, pelo acesso ao conhecimento, pelas tradições sociais e culturais.
Palavras-chave : Identidade Docente; Formação Docente; Desenvolvimento Professional Docente.