Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
MIKLOS, Dilson. Constelações de uma práxis pedagógica: o sensível, a linguagem, as infâncias e a memória (presenças de Walter Benjamin) na formação docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.228-252. Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-10.
Linguagem, arte, infância e memória são alguns dos conceitos que o ensaio apresenta a partir do olhar de Walter Benjamin que nos acompanha na escrita a fim de extrair enunciados de um contexto voltado à formação de professores. Nesse percurso são apresentados dois conceitos que emergem da pesquisa docente, a saber: práxis poética e narrativimagem. O campo do sensível é o lócus onde aflora esse conjunto de saberes que se comunica poeticamente e que objetiva refletir sobre o currículo e práticas pedagógicas outras. Ainda, há o esforço, na companhia do filósofo berlinense, de compreender o processo da formação a partir de uma perspectiva menos totalizante e definitiva.
Palavras-chave : currículo; formação de professores; Walter Benjamin; narrativimagem; práxis poética.