Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
SILVA, Carla Regina Mariano da; GONZALES, Kátia Guerchi e NAKAMURA, Maria Eliza Furquim Pereira. Três olhares sobre a análise de narrativas na pesquisa em educação matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e058. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-58.
Este texto discute narrativas em diferentes movimentos investigativos na História da Educação Matemática. Para essa reflexão, apresenta-se a experiência a partir de uma metodologia comum a três trabalhos. Assim, a História Oral (HO) é o aporte teórico-metodológico que coloca em movimento e faz refletir do seu potencial. Desta forma, tratamos - mais especificamente para esse texto - do modo como procedemos com as análises, explicitando para o leitor, como o caminhar da pesquisa e o amadurecimento científico do pesquisador fomentaram discussões e permitiram a constituição dos trabalhos analíticos. Os três diferentes olhares analíticos aqui apresentados enfatizam a potência da subjetividade na pesquisa, já que as escolhas teóricas estão intrinsecamente ligadas a trajetória da pesquisa e do pesquisador.
Palavras-chave : Formação de Professores de Matemática; Metodologia de Pesquisa; Análise; Amadurecimento científico.