Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
THEVES, Denise Wildner e KAERCHER, Nestor André. A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e025. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-25.
O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.
Palavras-chave : Geografia escolar; Anos iniciais; Docência.