Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; MAURICIO, Suelen Santos e MICHIELIN, Carolina Araújo. Estágio Curricular Supervisionado em Geografia: desafios da aprendizagem docente em tempos de pandemia. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e032. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-32.
A proposta deste artigo consiste em desenvolver algumas reflexões acerca do estágio curricular supervisionado em Geografia no contexto de pandemia de COVID-19 e apresentar os desafios vivenciados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III do curso de Geografia Licenciatura do Centro de Ciência Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC, presente na sétima fase do curso, com destaque para as ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano de 2021. Essas atividades foram realizadas de forma remota e, diante das dificuldades, foram encontradas algumas alternativas para que os movimentos do estágio, sobretudo as práticas docentes, fossem efetivadas. Acreditamos que as experiências e reflexões desenvolvidas possibilitaram a superação de alguns obstáculos relacionados a migração das atividades para o ensino remoto por meio de plataformas virtuais e a falta do contato direto com as unidades escolares e possibilitou a construção de novos saberes e a vivência de outras formas de exercício da docência.
Palavras-chave : Estágio Curricular Supervisionado em Geografia; Estágio de docência em Geografia; Formação inicial de professores de Geografia.