Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
VOLTOLINI, Ana Graciela M. F. da Fonseca; ARBEX, Elisangela Alves Sobrinho e DAMASCENO, Marcia de Souza. Ensino de linguagens no contexto remoto: experiência em uma escola pública de Mato Grosso. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e057. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-57.
Neste artigo apresentamos uma prática de ensino de linguagens em uma escola pública de Mato Grosso utilizando a Sequência Didática como metodologia aportada na teoria de Schneuwly e Dolz (2004). Objetivou-se utilizar práticas que assegurem a aprendizagem no contexto do ensino remoto, ao final, foi identificado que trabalhar de forma colaborativa utilizando ferramentas como o Google Documentos, Google Meet e WhatsApp é importante neste cenário, e que devemos também promover atividades voltadas aos letramentos digitais dos alunos das escolas públicas. Ainda que diante de um contexto desigual no que tange às tecnologias digitais, a experiência mostrou a importância em proporcionar aos alunos experiências com o uso das TDIC e de gêneros textuais pertencentes ao cotidiano, como a reportagem, produzida por meio da Sequência Didática.
Palavras-chave : Linguagens; Ensino; Sequência Didática; TDIC.