Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
MACHADO, Vitor Fabrício. ARTIGO-PARECER - INSTALAÇÕES CIENTÍFICAS EM TERRITÓRIOS DE POVOS TRADICIONAIS: RECEITAS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e41268. Epub 20-Out-2022. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240127.
Este texto dialoga, complementa e traz forma prática para a educação científica com o artigo de Alan Alves-Brito e Kaleb Alho (2022) chamado Educação para as relações étnico-raciais: um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas. A forma pela qual o faço, busca implementar princípios e ações decoloniais na investigação e no ensino de ciências. Imaginação, prática, experiência e docência são elementos articulados para propor uma receita de sala de aula constitutiva de epistemes contra hegemônicas. Tal proposta contém abordagem CTSA, metodologia dos três momentos pedagógicos e estratégia didática do debate simulado. Com tal reflexão, fruto de um esforço de quebra de duplo cego a partir de um artigo original, espero dar forma às possibilidades de trabalho com conflitos territoriais e étnico-raciais que têm na construção de instalações científicos em territórios de povos tradicionais o seu elemento problematizador.
Palavras-chave : Conflitos étnico-raciais; Instalações científicas; Educação científica.