SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Um olhar prático sobre o conceito de liberdade com uma abordagem filosófica para crianças na primeira infânciaFilosofia para crianças na arábia saudita e seu impacto nas habilidades não-cognitivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CASOLARO, Michela. A filosofia na escola fundamental uma indagação sobre formação de professores. child.philo [online]. 2023, vol.19, e71317.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71317.

O artigo analisa alguns dos resultados que emergiram de um questionário aplicado no ano letivo 2021/2022, destinado a investigar a percepção de professores do ensino básico sobre experiências de reflexão filosófica com crianças. Este trabalho analisa algumas questões como as necessidades formativas e a formação de professores que pretendam abordar estas experiências de ensino, os benefícios transversais que a filosofia pode trazer para melhorar a aprendizagem noutras disciplinas, a possibilidade de desenvolver na criança o pensamento crítico e reflexivo, o aumento das competências lógicas e argumentativas e, finalmente, o desenvolvimento das competências de cidadania e responsabilidade social. Um quadro positivo parece emergir dos resultados em que os professores são proativos no que diz respeito à possibilidade de perceber a filosofia não mais como uma disciplina a ser proposta apenas aos alunos mais velhos. Isso leva a revisitar as práticas normais de ensino e leva necessariamente os professores a se questionarem por meio de uma formação específica.

Palavras-chave : filosofia; ensino; questionário; didática; formação.

        · resumo em Italiano | Inglês | Espanhol     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )