Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
CORREA, Ivan Livindo de Senna; FISCHER, Maria Clara Bueno e SANTOS, Juliana Silva dos. Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.301-313. ISSN 1984-6444.
O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.
Palavras-chave : Autonomia; Saberes; Educação de Jovens e Adultos.