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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
OLIVEIRA, Heli Sabino de e MARIZ, Débora. Movimento Escola Sem Partido: uma leitura à luz de Paulo Freire. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32996. Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644432996.
Este trabalho visa analisar um dos fundamentos do Movimento Escola Sem Partido para contrapor o pensamento de Paulo Freire,a saber: o pressuposto da neutralidade do educador.Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo em que serão utilizados três eixos interpretativos: (1) a concepção de neutralidade a partir do paradigma científico e seus desdobramentos na educação, (2) a relação entre educação e política e (3) a concepção freireana de leitura do mundo. Pretende-se, assim, confrontar alguns pressupostos do referido Movimento, especialmente no que concerne à pretensa neutralidade do educador com a concepção freireana de educação. Enquanto o pensamento freireano nos faz estranhar as práticas sociais, o Movimento Escola Sem Partido busca naturalizar o mundo social, o que justifica, em parte, a sua aversão ao pensamento de Paulo Freire, que se baseia em um mundo plural, em disputa por recursos simbólicos e materiais.
Palavras-chave : Paulo Freire; Escola Sem Partido;Neutralidade.