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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
FEIL, Gabriel Sausen. O método biografemático: escritura nova em educação. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e29466. Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644429466.
Este artigo propõe um método que tange o modo como escrevemos sobre os autores da área educacional. Tal método se intitula “Método Biografemático” por se constituir a partir da noção de biografema, apresentada por Roland Barthes em Sade Fourier, Loyola (2005a), A câmara clara (1984) e Preparação do romance (2005c). O artigo se justifica por pensar em novas formas de expressar a escrita em Educação. A sua conclusão se expressa na articulação, no plano teórico, entre a noção de biografema e o que Gilles Deleuze e Félix Guattari (1992) chamam de personagem conceitual, figura estética e tipo psicossocial. Conforme o artigo argumenta, quando uma escritura se apropria de uma figura estética ou de um personagem conceitual ou de um tipo psicossocial, necessariamente, não se apropria do autor enquanto Sujeito, o que é condição para a tarefa de encontrar (inventar) traços biografemáticos.
Palavras-chave : Método; Biografema; Escritura.