Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. Wallon e a educação: uma visão integradora de professor e aluno. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.02, pp.299-311. ISSN 1984-7114.
A teoria psicogenética de Henri Wallon constitui a base conceitual escolhida para referenciar este estudo, porque, ao trazer contribuições para a compreensão do desenvolvimento dos seres humanos, oferece conceitos e princípios relevantes para o entendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula. O texto contempla primeiramente a teoria psicogenética walloniana sobre o indivíduo, relacionando os domínios que o compõem; ressalta numa próxima instância a relação Eu-Outro na formação do indivíduo e, conseqüentemente, na formação do professor. Ressalta a seguir a relação entre Wallon e a educação e, por último, mas não menos importante, revela a presença dos domínios afetividade, cognição, ato motor e pessoa, no cotidiano do professor.
Palavras-chave : Educação; Teoria Walloniana; Relação Professor-Aluno.