Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
CORREA, Cirlei Marieta de Sena e MORETTI, Méricles Thadeu. Da educação problematizadora para a educação matemática crítica. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.523-536. ISSN 1984-7114.
Nossos estudos têm permitido defender a tese de que discussões sobre educação matemática crítica (EMC) são alicerçadas por elementos teóricos presentes na concepção problematizadora da educação, de Paulo Freire. Assim sendo, este artigo tem o objetivo de tecer considerações sobre esta. Organiza-se de forma a estabelecer o diálogo entre o pensamento do autor nos contextos da alfabetização, da pedagogia do oprimido e do ensino de ciências. Finalmente, realiza discussões sobre como ensinar matemática de forma que este ensino permita o desenvolvimento de uma visão crítica à luz de autores como Skovsmose e D’Ambrósio.
Palavras-chave : Educação Problematizadora; Ensino de Ciências; Educação Matemática Crítica.