Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
FERREIRA, Mayra Fernanda. Infância e mídia: reflexões sobre produtos culturais para crianças. Contrapontos [online]. 2007, vol.07, n.03, pp.645-656. ISSN 1984-7114.
No cotidiano infantil observa-se a presença de produtos midiáticos específicos para este segmento de público. Desta forma, o presente artigo pretende discutir a relação que as crianças mantêm com a mídia, considerando sua participação como receptoras ativas e críticas. Como a mídia exerce também um papel de educadora, é necessário investigar a representação infantil em seus produtos, assim como os valores e ideologias transmitidos. A partir da experiência com crianças e seu contato com jornais infantis, verificamos a contribuição dessa mídia na formação de leitores críticos desde a infância, ao mesmo tempo em que valorizamos a visão infantil sobre um produto cultural a ela destinado.
Palavras-chave : Infância; Mídia; Participação Infantil.