Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
SARMENTO, Dirléia Fanfa; SILVA, Gilberto Ferreira da e PAULY, Evaldo Luis. Ensino fundamental de nove anos: mapeamento e análise de dissertações e teses. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.188-198. ISSN 1984-7114.
O artigo apresenta os principais resultados de uma revisão preliminar de trinta e uma dissertações e uma tese sobre o Ensino Fundamental de nove anos, defendidas entre os anos de 2006 a 2009. Para a localização das dissertações e teses, consultou-se o Banco de Teses da CAPES, tomando por referência o descritor ensino fundamental de nove anos. Recorre-se à análise de conteúdo para explorar o material, a qual permitiu a identificação de um conjunto de eixos temáticos, servindo como condutores para a construção da análise que se apresenta. Dentre as diversas questões observadas, salienta-se a carência de pesquisas que sinalizem para práticas bem sucedidas no processo de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, o que poderia servir como referência e/ou ponto de partida para a proposição de propostas que contribuam para qualificar o Ensino Fundamental.
Palavras-chave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas Públicas; Revisão de Literatura.