SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Cultura africana numa perspectiva interdisciplinar: Educação Física na cultura corporal de movimentoRelações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

COSTA, João Augusto Galvão Rosa  e  SANTOS, Juliana Trajano dos. Narrativas de professores de Educação Física egressos do programa de residência do colégio Pedro II: revisitando cadernos e memoriais. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73550.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73550.

Este estudo objetiva identificar e refletir sobre eventos significativos de professores de Educação Física egressos do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo I, localizado no Rio de Janeiro. A partir da narrativa de si e o lugar de fala, problematizamos o contexto da inserção profissional desses professores na condição de iniciante na carreira docente. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental. Utilizamos materiais empíricos como o Memorial Circunstanciado, anotações do caderno de campo sobre as oficinas, minicursos e palestras a fim de rememorar e sistematizar o processo vivido. Concluímos que revisitar memoriais e cadernos no âmbito de um processo de rememoração, nos qualifica a compreender a dimensão da profissão professor de Educação Física iniciante na carreira docente, bem como, a busca pela reflexão sobre seus conhecimentos, registros, durante e após a inserção no diálogo com o desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Formação continuada; Inserção profissional; Educação física; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )