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Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos e SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos. Formar para inovar em Educação Física: bases para a produção de inovação na educação básica. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e80210. Epub 02-Jul-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80210.
Este ensaio reflete a inovação na formação inicial para a licenciatura e objetiva analisar bases teórico-normativas e vivenciais que impulsionam o trato com esse fenômeno no curso de ensino superior da Educação Física. Observamos que a emergência da inovação como elemento de reflexão na formação docente em Educação Física decorre de sua demarcação em diretrizes e sua exploração teórico-metodológica e epistemológica em projetos pedagógicos e no currículo. A vivência cotidiana formativa, além disso, precisa proporcionar em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão o desenvolvimento profissional de docentes que entendam a inovação e suas características como uma das fontes para atuação com qualidade e compromisso político na escola básica. A modelação curricular, por exemplo, representa um dos conceitos que, trabalhado no ensino superior, viabiliza a experimentação da inovação no currículo, atribuindo a esse objeto um caráter ampliado, dinâmico e flexível, favorecendo a existência de práticas inovadoras na Educação Física.
Palavras-chave : Educação física; Formação inicial; Inovação; Escola.