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Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
MACHADO, Laeda Bezerra e MONTEIRO, Luciana Oliveira Freitas. Educação infantil: o consensual nas representações sociais de pais e mães de crianças. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.337-354. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9442.
O artigo identifica o consenso das representações sociais de Educação In fantil entre pais e mães de crianças matriculadas nessa etapa da educação. Adotou -se a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem societal, de W. Doise. Participaram da pesquisa 108 sujeitos. Para coletar dados utilizou-se um questionário com escala. Na análise do material foram consideradas as frequências das escolhas por item. O campo comum das representações sociais dos participan tes ancorou-se em aspectos acadêmicos, normativos e atualizados sobre Educação Infantil, representada como espaço de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Infere-se que esse consenso decorre do acesso a diferentes formas de comunicação a que estão expostas essas famílias.
Palavras-chave : Educação Infantil; Representações Sociais; Famílias; Consenso.