Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
GALVAO, Elaine Cristina e SOUZA, Nadia Aparecida de. O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.379-406. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9609.
O objetivo com esta pesquisa qualitativa foi mapear e analisar práticas ava liativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordar o erro, por parte dos professo res de Química. Participaram três professoras de diferentes instituições da Rede Públi ca Estadual do Município de Londrina, PR. Os dados, recolhidos por meio de obser vação e entrevista semiestruturada, foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e descobertas.
Palavras-chave : Ação Docente; Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Química; Erro; Regulação da Aprendizagem.