Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
SCREMIN, Greice; STAHL, Luana Rosalie e ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. (Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.65-84. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11456.
Com este trabalho objetivou-se investigar as influências das áreas específi cas de conhecimento dos professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pú blica nos movimentos da docência universitária e discutir potenciais indicadores que caracterizam uma Pedagogia Universitária das licenciaturas nas áreas de Ciências Hu manas (CH) e Linguística, Letras e Artes (LLA). O trabalho foi realizado a partir das narrativas de 13 docentes. A pesquisa é qualitativa, de cunho narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 1995; MCEVAN, 1998), e os achados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Concluiu-se que as licenciaturas possuem aspectos convergentes e divergentes que evidenciam que pedagogias espe cíficas podem ser configuradas com estratégias formativas próprias para a docência.
Palavras-chave : Pedagogia Universitária; Áreas de Conhecimento; Licenciaturas.