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Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
DEVECHI, Catia Piccolo; TAUCHEN, Gionara e SEMEDO, João Felisberto Fernandes. Avaliação externa das instituições de educação superior: um estudo comparado entre Brasil e Cabo Verde. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.85-106. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11549.
No presente estudo, organizado na perspectiva dos estudos comparados, pretendemos discutir acerca dos princípios e critérios orientadores dos processos de avaliação externa que incidem sobre a organização das instituições de Educação Su perior do Brasil e de Cabo Verde. Analisamos como cada País tem regulamentado a relação entre a Educação Superior e a sociedade e atendido seu compromisso com as políticas públicas. Concluímos que a criação de sistemas de avaliação externa no Brasil e em Cabo Verde vincula-se à necessidade de regulação dos Estados e à indução da qualidade dos sistemas educacionais, em um cenário de diversificação de modelos institucionais, de expansão do acesso à Educação Superior e de integração e de reco nhecimento internacional.
Palavras-chave : Avaliação Externa; Educação Superior; Estado; Qualidade.