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Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
PESSANHA, Eurize Caldas; ASSIS, Wanderlice da Silva e SILVA, Stella Sanches de Oliveira. História do ensino secundário no Brasil: o caminho para as fontes. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.311-330. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12251.
Neste artigo mapeiam-se fontes da história do ensino secundário no Brasil; ele é resultado da primeira etapa de um projeto de pesquisa sobre esse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre teses e dissertações dos programas de pós-graduação e a legislação pertinente. As fontes foram categorizadas como documentais, arqueológicas, impressas, iconográficas, orais, biográficas e audiovisuais. Constatou-se que as primeiras instituições secundárias resultaram de mobilização de grupos influentes de cada cidade e da participação do poder municipal na sua manutenção. Caminhos foram indicados, mas é necessário ampliar o mapeamento, problematizar as fontes primárias e secundárias e levantar mais hipóteses sobre como se realizou a implantação e a expansão do ensino secundário no Brasil.
Palavras-chave : História da Educação; Ensino Secundário; Fontes.