Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do e CASTRO FILHO, José Aires de. Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionais. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23002. Epub 19-Jun-2020. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23002.
O estudo mostra como as tecnologias móveis auxiliaram as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.
Palavras-chave : Mobile Learning; Prática Docente; Dispositivos Móveis; Formação Docente..