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Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
TIGGEMANN, Iara. Do regime seriado para a organização em ciclos: mais do mesmo. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.01, pp.27-34. ISSN 2177-6210.
O estudo histórico empreendido elucida as condições que tornaram possível a emergência da escola no final do século XIX, atentando especificamente para o advento do ensino seriado. O artigo mostra que ao se promover a distribuição dos alunos em classes progressivas com base em critérios etários, instituir um programa de estudos obrigatório, estabelecer o ensino simultâneo, esquadrinhar tempos e espaços escolares, buscaram-se, junto a novas formas de ensinar, modos de governar os sujeitos. Na atualidade, este formato da escolarização em séries sucessivas vem sendo substituído pela ordenação em ciclos e sua conjunção com a progressão continuada: um formato que se proclama novo, mais ajustado às transformações e exigências sociais, mas que sofre críticas da população em geral. O que parece faltar nos discursos contra e a favor dos ciclos ou das séries são as semelhanças entre as duas propostas, uma vez que o foco para as diferenças entre as duas modalidades obscurece suas similitudes.
Palavras-chave : Séries; Ciclos; Progressão Continuada.