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Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
LOUREIRO, Bráulio. Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio Gramsci. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.13-21. ISSN 2177-6210.
Este artigo tem o objetivo de analisar as dimensões político-educacionais da proposta de escola unitária de Antonio Gramsci, ou seja, compreendê-la a partir da totalidade política na qual se insere: a luta de classes e a construção da hegemonia do proletariado. Polemizando com as análises que, de algum modo, despolitizam a proposta educacional de Gramsci, desvinculando-a do propósito revolucionário a que responde, acreditamos que Gramsci observa na edificação de uma escola única, de cultural geral e organicamente vinculada ao trabalho, importante instrumento para a tarefa de romper com a divisão do conhecimento imposta pela sociedade de classes. Com isso, a partir de revisão bibliográfica e análise do caderno 12, denominado “Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais”, o presente artigo identifica na escola de Gramsci elementos que indicam que a adoção do princípio unitário liga-se necessariamente à supressão da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e da cisão entre dirigidos e dirigentes.
Palavras-chave : Educação; Escola Unitária; Política; Hegemonia; Gramsci.