Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; MELLO, Darlize Teixeira de e BARBOSA, Liége Freitas. Invisibilidade social e leitura literária de crianças - um estudo sobre “Os Invisíveis”, de Freitas e Moriconi. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.316-337. Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.08.
O artigo objetiva analisar gestos de compreensão leitora de alunos dos anos iniciais de escola pública frente à obra “Os Invisíveis”, de Tino Freitas e Renato Moriconi, do acervo PNBE Anos Iniciais - 2014, a qual tematiza, com qualidade estética, a invisibilidade de atores sociais no mundo contemporâneo. O trabalho resulta do projeto de pesquisa “Percursos e representações da infância em livros para crianças - estudo de obras e leituras” (apoio CNPq). A análise das falas dos alunos, na conversa mediada, assim como de seus desenhos e textos mostrou sentidos negociados na sessão de leitura e aponta para articulações entre o tema da invisibilidade social e as vivências próprias, assim como para a relevância de narrativas desafiadoras em turmas de anos iniciais. O estudo buscou inspiração tanto em discussões sobre a presença de temas difíceis na literatura infantil (Colomer, Evans), como sobre a relevância do partilhamento da leitura literária (Chambers, Roche e outros).
Palavras-chave : Literatura Infantil; Conversas sobre leitura; Invisibilidade social.