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Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
GARCIA, Silas Alberto e BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. O debate epistemológico da educação física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.48, pp.416-433. Epub 25-Nov-2021. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9032.
O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.
Palavras-chave : Epistemologia; Programas de Pós-Graduação em Educação; Educação Física..