SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADEDIREITOS HUMANOS E DISCRIMINAÇÃO: CONCEÇÕES DE ESTUDANTES FUTUROS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

ANTUNES, Maria Conceição Pinto  e  FERNANDES, Sara Daniela. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11319.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11319.

A intervenção aqui descrita resulta de um trabalho de investigação/intervenção com um grupo de 11 crianças/jovens com necessidades educativas em situação de acolhimento residencial, cuja finalidade se centrou no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao desenvolvimento integral. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas ativas e participativas da animação-sociocultural. A intervenção integrou a dinamização de oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Os resultados revelam que a intervenção obteve resultados bastante positivos ao nível do aumento da motivação e interesse pela realização de atividades, da intensificação da interação social e habilidades comunicacionais e da capacidade de aprendizagem, salientando os benefícios da educação não formal na educação/desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas.

Palavras-chave : crianças/jovens com necessidades educativas; educação não formal; educação inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )