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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

FERREIRA, Isabel Maria Esteves Silva; CARVALHO, Luísa Maria Serrano de  e  MARCHAO, Amélia de Jesus Gandum. DIREITOS HUMANOS E DISCRIMINAÇÃO: CONCEÇÕES DE ESTUDANTES FUTUROS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11420.  Epub 16-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11420.

A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (PORTUGAL, 2018) acompanha a Agenda 2030 (UNITED NATIONS, 2015), sob o lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás”. Uma sociedade que procura soluções para as problemáticas sociais assume a Educação para o Desenvolvimento, pela sua prática comprometida com o respeito pelos direitos humanos, contra a discriminação, face a acontecimentos que põem em risco o direito à liberdade, à justiça e à paz, promovendo o desenvolvimento integral. Considerando a estratégia supracitada, foi realizado um estudo no qual se assumiu como objetivo geral conhecer as conceções de estudantes que frequentam cursos na fileira da formação de educadores/professores, sobre diferentes temáticas inscritas na educação para o desenvolvimento, com particular incidência nos direitos humanos e na discriminação. Construiu-se, para o efeito, um questionário com questões abertas e fechadas, sendo os dados objeto de análise quantitativa (Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa (análise de conteúdo). Verifica-se que a maioria dos participantes se identificou com as duas temáticas, destacando contextos formais e não formais, nos quais tomaram contato com as mesmas. Os resultados conduzem ao questionamento sobre o papel das instituições de ensino superior enquanto promotoras de uma reflexão critíca e participativa sobre aos direitos humanos e a não discriminação. A educação para os direitos humanos é crucial uma vez que todas as pessoas têm responsabilidade na defesa dos seus direitos e dos seus deveres enquanto seres humanos.

Palavras-chave : educação para o desenvolvimento; ensino superior; formação de professores.

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