SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50A PRÁTICA PROFISSIONAL E A INVENÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA NORMAL DA BAHIA (1881-1930)A SERENIDADE COMO TRAÇO DETERMINANTE DA FORMAÇÃO NA ERA DA TÉCNICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

KOERNER, Rosana Mara  e  STOPA, Jane Tromm. ASPECTOS CONSIDERADOS PELOS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11379.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11379.

Neste artigo, temos como objetivo identificar aspectos apontados por professores de Educação Infantil que são considerados na elaboração do planejamento da sua ação pedagógica. Para tal, realizamos um estudo de cunho qualitativo, examinando respostas de 45 professoras de Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de uma cidade de Santa Catarina a um questionário e a entrevistas semiestruturadas com seis das participantes que se propuseram a participar. Como metodologia, optamos pela Análise de Conteúdo, buscando elementos significativos nas respostas das participantes. Os resultados apontam a formação em serviço e o trabalho em equipe no espaço educacional como aspectos considerados na elaboração do planejamento pedagógico no contexto da Educação Infantil. Também os documentos norteadores e os registros foram mencionados pelas professoras. Nesse sentido, foi possível depreender dos dados o reconhecimento quanto à importância de um planejamento que considere o contexto e, principalmente, a criança como protagonista de todo o fazer docente.

Palavras-chave : professoras da educação infantil; planejamento; documentos norteadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )