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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BOLONHA, Fabíola Jundurian. SEXUALIDADE, BIOPODER E GOVERNO: ACIONAMENTOS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE MEDICINA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e13166.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13166.

Há mais de uma década o Brasil se mantém como o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Transexuais e Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais +) e a violência se estende aos espaços de saúde, ocupado por profissionais que ainda fazem uma abordagem heterocisnormativa, demosntrando despreparo e preconceito. Partindo deste reconhecimento do presente, gostaria de voltar ao passado para investigar a cruzada moral promovida pelo saber médico na criação das normas da sexualidade humana e a presença de heranças desta invenção na formação médica na atualidade. Meu foco será a análise documental que governa as condutas acadêmicas, inspirada nas teorizações de Michel Foucault. Mostrarei o contexto e modos como a sexualidade foi inventada, definida e situada entre o normal e o patológico pelos discursos médicos e, a partir disto, proponho identificar os corpos e sexualidades acionados neste PPC, que atua como manifestação do biopoder na formação médica.

Palavras-chave : biopoder; discursos médicos; formação médica; sexualidade.

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