SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOSCONCEITO DE FUNÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

CARVALHO, Lucas de Oliveira  e  FELDENS, Dinamara Garcia. DO SUJEITO MODERNO AO EMPREENDEDOR DE SI MESMO: PRODUÇÕES, SABERES E CORROSÕES EM UMA BREVE ONTOLOGIA DE NÓS MESMOS. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12979.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12979.

Esse artigo pretende fazer uma crítica histórica e teórica partindo de uma reflexão localizada entre a formação do sujeito moderno e do sujeito empreendedor de si mesmo. Através desta breve ontologia de nós mesmos, iremos percorrer o caminho que nos trouxe até este tempo histórico do neoliberalismo. Para tal, discutiremos as relações saber/poder e os mecanismos de transformação e de produção do sujeito moderno numa sociedade disciplinar - em um capitalismo industrial de modelo fordista; sua condição pós-moderna numa sociedade de controle, em um regime de produção pós-fordista; até a sua atualidade dentro do paradigma empreendedor. O objetivo, portanto, é fazer um diagnóstico de nosso tempo elaborando uma crítica negativa à razão neoliberal diante daquilo que acreditamos ser: um período histórico onde mais está em jogo os processos de destruição e de corrosão do sujeito e dos campos de subjetividade em sua lógica empreendedora, do que a sua produtividade.

Palavras-chave : crise; modernidade; neoliberalismo; pós-modernidade; relação saber/poder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )