SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Qualidade em serviços educacionais italianos*Base Nacional Comum Curricular: garantia ou ameaça à consolidação da identidade da Educação Infantil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

FOCHI, Paulo Sergio. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020042. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020042.

Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da Educação Infantil. A organização do texto se dá, inicialmente, pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey (2002) em um célebre texto que aborda a relação entre esses dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e de que modo compreendo que esse documento, pode nos auxiliar na implementação de princípios, condições e objetivos já anunciados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs). Por fim, aponto alguns elementos que podem ser estruturantes para compreender a noção de campos de experiência.

Palavras-chave : Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular; Currículo; Campos de Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )