SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Moralidade, biopolítica e Educação em tempos de pós-verdadeRacionalidade instrumental, fascismo e Educação na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SOARES, Paulo Sérgio Gomes. As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da Educação. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, edossie.3. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.3.

Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em decorrência da pretensa extinção dos cursos de Ciências Humanas dos currículos, que tende a afastar a Educação de sua prerrogativa fundamental que é educar para a emancipação. A Teoria Crítica do filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse refere que o restabelecimento da razão humana é tarefa para uma Pedagogia Radical como forma de resistência em tempos de mercantilização da Educação. Seus argumentos contribuem para uma análise crítica e contextualizada da Educação brasileira em tempos de contrarreformas.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Racionalidade humana; Racionalidade tecnológica; Pedagogia Radical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )