Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
CENTENO, Carla Villamaina. O compêndio História do Brasil- curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva da organização do trabalho didático. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.169-178. ISSN 2178-5201.
Este artigo analisa importante instrumento didático produzido na Primeira República: História do Brasil - (curso superior) (1900), de João Ribeiro, catedrático do Colégio Pedro II. Pretende apreender as funções assumidas por esse compêndio na relação educativa e as características dos conteúdos didáticos que veicula. Para tanto, elege a temática Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Os estudiosos de João Ribeiro o reconhecem pela originalidade de suas teses e por ter renovado os estudos historiográficos e a didática. Mesmo sendo inovadora a sua concepção de história é necessário questionar a validade desse juízo no que se refere à didática. Constata-se que o compêndio em referência, por exemplo, não superou os anteriores quanto à objetivação e à simplificação do trabalho didático.
Palavras-chave : História da Educação; Livros Escolares; Colégio Pedro II; Ensino de História.