Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
FAVERO, Altair Alberto e TAUCHEN, Gionara. Docência na educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.02, pp.235-242. ISSN 2178-5201.
O presente estudo tem por objetivo problematizar e refletir sobre os pontos de tensão em que se encontra o docente universitário, entre pesquisador-docente e docente-pesquisador, analisando os dilemas da complexa situação da profissionalização da docência na educação superior. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho hermenêutico e exploratório descritivo, e aponta como resultados parciais a necessidade de gestão das dimensões da docência como atividade de reprofissionalização continuada, envolvendo, entre outros aspectos, o desenvolvimento profissional, pessoal e institucional dos docentes.
Palavras-chave : Dimensões da Docência; Desenvolvimento Profissional; Gestão Educacional.