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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
SEIBT, Cezar Luís. Finitude - raiz da educabilidade do ser humano. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.173-179. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.27936.
Tomando como ponto de partida alguns elementos do pensamento de Heidegger e focando, sobretudo, a finitude e o sentido do ser, este texto busca pensar o fenômeno da educação. Pretende mostrar o fundamento desta na originária abertura compreensiva do ser humano, no caráter de projeto, de ter-queser, próprios do ser humano e ausentes nos outros entes. Conclui que não se pode oferecer, a partir desse pensamento, alguma alternativa objetiva e universalizante, mas somente colocar a caminho e preparar sempre o sujeito 'ser-aí' a partir de si mesmo, permitindo que se mantenha desperto e disponível para o acontecimento do mundo.
Palavras-chave : Heidegger; Educação; Autenticidade; Hermenêutica.