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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
CRUZ, Eduardo Batista Chaves e BRITO, Cecília Mendes Espinho. Conhecimentos dos docentes do 1º ciclo do ensino básico sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.303-308. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27206.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis inadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. É o transtorno mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso acadêmico e a integração social. Atualmente, o TDAH é provavelmente o transtorno da infância mais estudado e com o qual os docentes do 1.º Ciclo mais se debatem no seu quotidiano. Neste estudo, com o objetivo de identificar os conhecimentos que os docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico possuem sobre esse transtorno e qual a influência da experiência profissional na avaliação que eles fazem do seu conhecimento, elaborou-se e aplicou-se um questionário a uma amostra de duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que, na generalidade, os docentes, apesar de já terem trabalhado com crianças com TDAH, consideram o seu conhecimento satisfatório, revelando a necessidade de uma maior formação nesta área.
Palavras-chave : Conhecimento; Experiência Profissional; Professor; Formação.