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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
SIMOES, Regina Helena Silva e BERTO, Rosianny Campos. Pedagogia científica, brasilidade e formação de professores na escola ativa capixaba em redes de sociabilidade: panoramas do cais. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e44204. Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.44204.
Este estudo investiga redes de sociabilidade tecidas no processo de instituição da escola ativa no Espírito Santo (1928-1930), que envolveram o capixaba Attilio Vivacqua, o suíço Adolphe Ferrière, o paulista Deodato de Moraes e o carioca Garcia de Rezende. Utiliza como fontes publicações desses autores, documentos legislativos, relatórios de governo e matérias de periódicos. No cruzamento dessas fontes, analisa quatro eixos de sustentação da reforma do ensino no Espírito Santo: a observância de parâmetros universais da ciência ‘una e verdadeira’ (rigor científico); a adaptação da Escola Nova às necessidades e demandas locais (questão social), fugindo à mera reprodução de modelos importados (ideia de brasilidade); a universalidade de princípios científicos entre a ‘síntese nacional’ e o ‘espírito patriótico-nacionalista’ (viés doutrinário) e; a formação de professores com base na ‘pedagogia científica’ traduzida no modelo da escola ativa. Na reforma educacional investigada em redes de sociabilidade, Ferrière emprestou a matriz da escola ativa a ser desenvolvida no Espírito Santo. Vivacqua destacou-se pela atuação política e administrativa, Moraes pela orientação científica e pedagógica e Rezende pelo trabalho de difusão e circulação do projeto político-pedagógico da escola ativa capixaba e do ideal de modernidade que a movia.
Palavras-chave : escola ativa; Espírito Santo; Attilio Vivacqua; Deodato de Moraes.