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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
KRAEMER, Celso e SANTOS, Dominique. História e filosofia da educação na Idade Média: uma reflexão sobre o conceito de prudência na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e47777. Epub 01-Out-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.47777.
Tomás de Aquino foi um dos pensadores que contribuiu para o debate das questões mais importantes presentes nos ambientes intelectuais do século XIII. Neste artigo, analisamos uma de suas principais obras, a Suma Teológica, sobretudo a questão 47 da parte que ficou conhecida como Secunda Secundae, ou simplesmente IIª IIae, ou seja, Segunda da Segunda, a partir da qual apresentamos uma reflexão sobre o conceito de ‘prudência’, que, compreendido como teoria ou lógica da ação humana, no sentido da tomada de decisão, pode nos auxiliar não só a problematizar a História e a Filosofia da Educação na Idade Média, mas também nossas próprias práticas educacionais no tempo presente.
Palavras-chave : educação; medieval; Tomás de Aquino; Suma Teológica; prudência.