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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
CHARRONE, João Paulo e MICHELETTE, Pâmela Torres. Uma perspectiva sobre as escolas na Hispânia Visigoda nos séculos VI-VII. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e48068. Epub 01-Out-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.48068.
Partimos de dois pressupostos: 1) Os ambientes escolares constituem-se como um locus de poder que ultrapassa a questão educacional; 2) Parte dos pesquisadores que estudaram ou estudam o medievo não se debruçaram suficientemente sobre este assunto, limitando-se apenas a fazerem breves análises gerais. Isso posto, o objetivo desse artigo será discutir as diferentes escolas e como se dava o ensino no reino visigodo, em especial nos séculos VI-VII. Lembrando que a Igreja, monopolizadora desta área, terá no campo educacional mais um elemento de reforço de sua autoridade. Deve ter em mente ainda que o período em questão do trabalho se dá logo após a consolidação desta instituição no reino visigodo com a conversão do reino ao catolicismo niceísta no III Concílio de Toledo (589).
Palavras-chave : Hispânia Visigoda; igreja; escolas; episcopado; concílios.