Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
SOFFNER, Renato Kraide e MIALHE, Jorge Luís. Imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana e o processo de transmissão de saberes análogo à educação técnica não formal (1865 - 1915). Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e55068. Epub 01-Out-2022. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55068.
Este trabalho analisa o papel educativo dos norte-americanos sulistas emigrados dos Estados Unidos para o Brasil logo após sua derrota na Guerra de Secessão. A revisão de fontes históricas primárias e secundárias puderam confirmar o papel dos imigrantes no oferecimento de educação não formal agrícola às comunidades da região de Americana e Santa Bárbara d’Oeste - SP, no período histórico de 1865 a 1915. Dois personagens foram estudados em busca de fatos comprovatórios da hipótese aqui apresentada, qual seja, a de que o processo de transmissão de saberes, análálogo ao da educação não formal, provido pelos norte-americanos e seus descendentes imediatos teria provocado efeitos educativos e econômicos para as comunidades afetadas.
Palavras-chave : estado de São Paulo; emigração confederada; processo educativo; educação técnica.