SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O ensino de ciências e a abordagem da mobile collaborative learning: diferentes contextos educacionaisO uso da mídia social Instagram pela equipe de comunicação do Jardim Botânico do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FARIAS, Tania Maria Zaffari; PENSIN, Daniela Pederiva  e  FELDKERCHER, Nadiane. Concepções de docência de professores de Ciências Agrárias atuantes em universidades comunitárias. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60811.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60811.

A docência, concebida como uma ação complexa, mobiliza saberes singulares e complementares. A docência universitária tem-se demonstrado dinâmica, no sentido de que se modela ao contexto de sua época. Na contemporaneidade, a Educação Superior está impactada pela concorrência, pela produtividade e pela eficiência. Os modos de ser docente, de exercer a docência, de compreender a formação docente e as influências do contexto socioeconômico formam e revelam concepções de docência. A partir desses pressupostos, neste estudo objetivamos analisar as concepções de docência de professores bacharéis iniciantes na carreira. Esta pesquisa, qualitativa e empírica, adotou a entrevista para a coleta de dados, junto a professores bacharéis, iniciantes na carreira e atuantes na área das Ciências Agrárias, em universidades comunitárias da mesorregião Oeste de Santa Catarina. Os resultados, tratados por meio da análise de conteúdo, demonstraram que as concepções de docência são formadas pela convergência das bases para o exercício docente, da formação/autoformação, das atividades docentes exercidas, da área das Ciências Agrárias e do modelo comunitário, bem como pelo contexto de atuação desses docentes - convergência que também expressa a complexidade da docência na Educação Superior. Constatou-se, ainda, que o contexto socioeconômico faz com que as instituições de Educação Superior e seus docentes fiquem cada vez mais envoltos em lógicas de agenciamento.

Palavras-chave : docência universitária; formação docente; exercício docente; universidades comunitárias.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )