SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Saberes e práticas educativas de professores Agrônomos em um Instituto Federal de EducaçãoO ensino desenvolvimental e a formação de conceito teórico na disciplina de Física no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Nádson Araújo dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos  e  SANTOS, Jânio Nunes dos. Política Nacional de Alfabetização: scriptura sobre a recepção de profesores. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e62405.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62405.

Este artigo apresenta resultados da Pesquisa Nacional Alfabetização em Rede (2020) com recorte regional, objetivando compreender como tem ocorrido a recepção da Política Nacional de Alfabetização pelos professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º ano do ensino fundamental, no Estado de Alagoas. Para tanto, analisamos os dados coletados por meio de um survey, no qual aplicamos critérios de inclusão e exclusão, de modo que o corpus, composto por relatos de 144 professores, foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2009) e discutido com autores como Ball (2001, 2002), Chartier (2000, 2007, 2010), Soares (2016), Volóchinov (2017), dentre outros. Os dados revelaram que, embora os professores alagoanos que atuam em turmas de 1º ano do ensino fundamental sejam experientes e tenham tido contato com a teoria do letramento e da alfabetização na perspectiva do Alfaletrar (Soares, 2020), concordam com o trabalho preparatório para a alfabetização nos moldes apresentados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), recebendo-a de maneira positiva.

Palavras-chave : Política Nacional de Alfabetização; recepção da PNA; professores alfabetizadores alagoanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )