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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

OLIVEIRA, João Paulo Gama  e  CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. COM O MAR POR MEIO”: PATRIMONIALIZAÇÃO ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS LUSO-BRASILEIRAS. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128695.  Epub 30-Ago-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128695.

O objetivo do artigo consiste em refletir sobre a constituição de espaços de memória em instituições educativas luso-brasileiras entre o final do século XX e início do XXI. Apresentamos exemplos de “lugares para lembrar” dos “restos” da escola instituídos na região Nordeste do Brasil e em Portugal, seguidos de algumas reflexões acerca dos desafios que se impõem ao patrimônio educativo. Existem práticas de patrimonialização escolar que atravessam o oceano e muitas outras específicas da singularidade da história de cada país, dialogando diretamente com as instituições educacionais que estabelecem as finalidades da memória na construção do passado salvaguardado e exposto. Se em Portugal, temos o destaque para os museus e trabalhos dos sujeitos das próprias escolas, no Nordeste do Brasil, cresce o número de memoriais da rede de institutos federais, além dos centros de memória e projetos vinculados aos grupos de pesquisa da área da História da Educação. O estudo aponta para a necessidade de uma maior troca de experiências, aprendizagens, erros e acertos ao lidar com o passado da escola, seja em redes internacionais, nacionais ou locais, que de alguma forma potencializem o debate sobre o lugar da escola do passado e do presente na constituição de uma sociedade mais democrática e cidadã.

Palavras-chave : Espaços de memória escolar; História da Educação Luso-Brasileira; Patrimonialização escolar; Patrimônio Educativo.

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